Lula entrega Ordem do Mérito de Rio Branco a Marcelo

07/05/2009 00h00 - Atualizado em 07/05/2009 00h00

O governador Marcelo Miranda (PMDB) recebeu nesta quinta-feira, 7, a condecoração Grã-Cruz da Ordem do Mérito de Rio Branco, oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A solenidade ocorreu pela manhã, no Palácio Itamaraty, em Brasília, onde também foram agraciados ministros de Estado e os governadores de Goiás, Alcides Rodrigues; do Pará, Ana Júlia Carepa; e do Ceará, Cid Gomes, dentre os mais de 200 homenageados. A honraria foi entregue aos agraciados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

“É mais um dever, uma responsabilidade com a Nação”, afirmou o governador do Tocantins, acrescentando que a escolha reflete o “trabalho que está sendo desenvolvido no Estado”. Os membros do Conselho da Ordem de Rio Branco, ao oferecer essa comenda aos agraciados, na opinião do governador, destinam às pessoas que “estão, realmente, comprometidas com a Nação”.

A Ordem de Rio Branco foi instituída pelo então presidente da República, João Goulart, pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, em homenagem ao patrono da diplomacia brasileira, Barão de Rio Branco, sendo o regulamento, posteriormente, alterado por outros decretos. A condecoração é destinada a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham tornado merecedoras do reconhecimento do governo brasileiro. Possui os graus de Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma medalha anexa à Ordem.

O Conselho da Ordem se reúne anualmente e é formado pelo presidente da República (Grão-Mestre da Ordem); ministro de Estado das Relações Exteriores (Chanceler da Ordem); pelos chefes das Casas Civil e Militar da Presidência da República e pelo secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores. O chefe do Cerimonial do Itamaraty é o secretário da Ordem.

Presenças
Acompanharam o governador Marcelo Miranda, os secretários da Representação, Carlos Patrocínio; de Assuntos Estratégicos, Paulo Mourão; o subsecretário de Representação, Antonio Guerra; o senador Leomar Quintanilha (PMDB), deputada federal Nilmar Ruiz (DEM), deputado federal João Oliveira (DEM), entre outras autoridades.

Fonte: Secom