ALESSANDRO MARQUES VISITA SINDIFISCAL E PRESIDENTE DESTACA LEGADO DO EX-SUPERINTENDENTE

26/01/2018 08/12/2020 08:32 599 visualizações

Na tarde desta quinta-feira, 25, o presidente do Sindifiscal, João Paulo Coelho, recebeu o Auditor Fiscal e, agora, ex-superintendente da administração tributária, Alessandro Marques, em visita de cortesia. Um balanço da contribuição de Marques que atuou como superintendente entre os anos de 2016 e 2018 pautou o encontro.

História

Marques é Auditor Fiscal da Receita Estadual, formado em administração de empresas, pós-graduado nos cursos de gestão empresarial de negócios e auditoria contábil e fiscal e concursado no Fisco desde 1994. Antes de se tornar superintendente, exerceu diversas funções na Administração Tributária. Dentre elas, a de Supervisor Fiscal, Coordenador de Combustíveis, Diretor de Fiscalização e da Receita, atuando também como instrutor do curso de mercadoria em trânsito na Escola de Gestão Fazendária.

Se manteve na Superintendência de Administração Tributária obtendo êxito em ações que intensificaram o ritmo da fiscalização e alavancaram a arrecadação no Estado. Destaque para o monitoramento das empresas que recebem incentivos fiscais, averiguação intensa dos indícios de sonegação, aumento das blitz em rodovias estaduais e federais, operações com ênfase no depósito e transporte de bebidas em situação fiscal irregular, envio para protesto de débitos tributários do IPVA e ICMS e intensa cobrança dos inadimplentes. O resultado deste trabalho foi frequentemente elogiado pela imprensa cada vez que os auditores fiscais superavam os índices estabelecidos.

Enquanto ocupava o cargo de superintendente, Marques, junto com sua equipe, participou efetivamente do processo de elaboração do Planejamento Estratégico da SEFAZ - fundamental para a definição das estratégias e as ações que serão executadas no Programa de Modernização Fiscal do Tocantins (PROFISCO).

Fez parte da especificação de requisitos para o desenvolvimento do sistema tributário junto à consultoria do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT), a apresentação de proposta para reestruturação do sistema de arrecadação, a celebração de convênios e termos de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público Estadual também marcaram o trabalho do Auditor que entregou o cargo de superintendente no início desta semana.

Dentre outros benefícios pleiteados por ele, já foram implementados a aquisição de veículos, início de obras de construção, reforma dos postos fiscais de Talismã, Estreito, Bezerra e Bela Vista e a implantação do Projeto da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe).

Para o presidente do Sindifiscal, João Paulo Coelho. “As realizações de Alessandro Marques agregaram à administração tributária valores que parecem superar a marca de 3 anos. A impressão, pela quantidade de objetivos alcançados é que ele esteve no cargo há muito mais tempo. Mas na verdade, no tempo em que se manteve na superintendência provou sua capacidade, atuando de forma isenta e desinteressada de aspirações políticas. Seu único compromisso foi e continua sendo com a melhoria das nossas condições de trabalho”.

Prova da eficiência e agilidade do grupo que acompanhou Marques foi a realização do primeiro Mutirão de Negociações Fiscais, programas de capacitação aos servidores do Fisco a respeito dos procedimentos de auditoria de empresas e fiscalização de trânsito, e o Encontro Nacional dos Administradores Tributários em Palmas (ENCAT). Implantou também o sistema de atendimento rápido às transportadoras, no programa Fronteira Rápida, com foco na agilidade e otimização do processo de fiscalização.

E mesmo tendo concluído a construção de um legado de grandes proporções, ainda deixa em andamento o desenvolvimento do SAFe, ferramenta de auditoria, o programa de cidadania TO LEGAL - voltado à melhoria do sistema de monitoramento de empresas com inventivos fiscais e grandes empresas - minuta de convênio com a PM para segurança à fiscalização, as obras de terraplanagem para a construção do posto fiscal de Filadélfia. “Definitivamente, a modernização e eficiência dos trabalhos de arrecadação foram à marca de contribuição do nosso colega, que encerra este ciclo, mas continua sendo referência para a categoria e para o Estado”, completou João Paulo Coelho.

Ao Sindifiscal, Alessandro deu depoimento, expressando gratidão aos colegas que apoiaram o desempenho de suas atividades e fez votos de êxito ao novo ocupante da superintendência.

Confira na íntegra:

“Agradeço ao Presidente do SINDIFISCAL, João Paulo Coelho, pela oportunidade de utilizar este meio de comunicação, o qual faço uso para manifestar o meu sentimento de gratidão pela dedicação da minha valiosa equipe de trabalho. Afinal, todas as ações de execução dos objetivos e ações de planejamento estratégico foram realizadas graças a estes profissionais.

Foi gratificante para mim como Auditor Fiscal ficar à frente da administração tributária no período de março de 2016 a janeiro de 2018 e contribuir com o desenvolvimento do Estado. Desejo ao meu sucessor, o Auditor Fiscal Marco Antônio da Silva Menezes êxito nesta nova empreitada".