Sindifiscal homenageia Tocantins pelos 32 anos

05/10/2020 15/10/2020 13:45 1888 visualizações

Esta data de 5 de outubro é, talvez, uma das mais importantes para todos os tocantinenses. Neste dia celebramos a criação do Estado do Tocantins. Essa terra que tornou-se mãe dos que já aqui habitavam quando o estado foi criado, e que acolheu a todos que aqui chegaram depois de sua instituição.

Com apenas 32 anos, sendo o mais novo estado da Federação, a impressão é de que a história do Tocantins é recente. Mas sabemos que isso não é verdade. O Tocantins já possui séculos de luta escritos nas páginas de sua história.

Ainda em 1821 o Desembargador Joaquim Teotônio Segurado já se empenhava em tentar emancipar o antigo norte goiano. Segurado chegou a proclamar um governo autônomo, mas o movimento foi reprimido, estagnando o movimento pela emancipação por décadas.

O sonho da criação do Tocantins foi retomado em 1956, com a criação do "Movimento Pró-Criação do Estado do Tocantins" – formado por moradores da região, especialmente Porto Nacional, e entidades que representavam estudantes e profissionais. O movimento era uma expressão do desejo emancipacionista do norte de Goiás. Comissões foram formadas para estudar as formas de implantação do novo estado, sendo criados, então uma bandeira e um hino.

Mas a concretização da criação do Estado do Tocantins só veio mesmo no fim da década de 1980, quando, durante a Assembleia Nacional Constituinte, ocorreu uma nova tentativa de emancipação da região. O artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, estabeleceu condições para a criação do novo estado no bojo de uma reforma que extinguiu os territórios federais existentes e concedeu plena autonomia política ao Distrito Federal.

Assim, em 5 de outubro de 1988, o norte do estado de Goiás foi emancipado, passando a se chamar Tocantins, com sua instalação definitiva ocorrendo em 1º de janeiro de 1989.
Desde então, a história do Tocantins vem sendo escrita por milhares de pessoas que aqui já estavam, ou aqui chegaram, com a missão de consolidar nosso estado em todos os setores de sua administração.

Nesse contexto, o Fisco tem um papel indispensável, pois é através do desempenho das funções dos Auditores Fiscais – sejam aqueles remanescentes do antigo Norte Goiano, ou os que já entraram para os quadros após a criação do Tocantiins – que são viabilizados os recursos necessários para os investimentos em todas as áreas.

Assim, nós Auditores Fiscais nos orgulhamos de fazer parte dessa história de luta e sucesso do Estado do Tocantins. E parabenizamos, em nome da Diretoria do Sindifiscal, todos os tocantinenses que também fazem parte desse maravilhoso estado.

Parabéns, Tocantins, pelos seus 32 anos!

Diretoria do Sindifiscal