SINDIFISCAL participa de homenagem aos Auditores Fiscais Estaduais promovido pela SEFAZ

A homenagem aconteceu nesta terça-feira (20) na EGEFAZ e contou com a presença do Governador e do Secretário da Fazenda do Estado.
20/09/2022 21/09/2022 16:10 808 visualizações

A Escola de Gestão Fazendária- EGEFAZ foi escolhida para sediar a homenagem promovida pela Secretaria da Fazenda do Estado pelo Dia Estadual do Auditor Fiscal, que é comemorado no dia 21 de setembro, conforme Lei nº3.446/2019, 11 de abril de 2019.

 

A celebração ocorreu na manhã desta terça-feira (20) e contou com a presença do Governador do Estado, Wanderlei Barbosa; Secretário da Fazenda do Estado, Júlio Edstron Santos; Presidente do SINDIFISCAL, Rogério Jatobá; Presidente do AUDIFISCO, Jorge Couto; entre outras autoridades. O palestrante Marcos Zanqueta foi o convidado para ministrar uma Palestra com mágica voltada para o trabalho desempenhado pelos auditores.

 

O presidente do SINDIFISCAL, Rogério Jatobá, junto ao presidente do SINDARE, Jorge Couto e o Secretário Executiva de Gestão Tributária, Marcos Menezes foram convidados a participarem de uma Mesa Redonda com a presença online da Secretária da Fazenda do Estado do Ceará, Fernanda Macedo Pacobahyba com o tema: “A importância do Auditor no cenário econômico contemporâneo”.

 

A Secretária destacou ser necessário compreender que as coisas mudaram, e será necessário estabelecer novos paradigmas, e abranger os contribuintes que estão fora da sua área de atuação e ilegais. O se espera é que a Administração Tributária se modernize e crie alternativas para alcançar mais contribuintes regulares em busca de converter essa arrecadação em maiores benefícios à sociedade.

 

“A população não entende como funciona a dinâmica do imposto, que não há uma contra prestação desse tipo de tributo. É necessário esclarecer a sociedade que a importância da carga tributária. Por exemplo, em relação a redução da alíquota do IMCS que ocorreu reduz a arrecadação estadual, e quanto menor a arrecadação do Estado, menores os investimentos que serão feitos na infraestrutura, transporte, segurança pública, educação, saúde, dentre outras áreas que abrangem a sociedade e precisam também de investimentos.”, concluiu o presidente do SINDIFISCAL, Rogério Jatobá.