Auditores Fiscais Realizam Apreensão Milionária de Cigarros em Operação Contra Sonegação Fiscal

05/04/2024 05/04/2024 14:53 293 visualizações

Uma operação conjunta entre a Secretaria da Fazenda do Tocantins e a Polícia Rodoviária Federal realizada na última quinta-feira (04), resultou na apreensão de uma carreta tipo baú transportando cigarros em situação fiscal irregular, na cidade de Paraíso. A carga, avaliada em mais de R$ 1,5 milhão, foi interceptada com sucesso, sob a supervisão direta de auditores da Delegacia Regional de Fiscalização de Paraíso e Palmas, responsáveis pelos procedimentos fiscais necessários.

A intensa fiscalização da receita estadual em todo o território tocantinense demonstra o compromisso da Sefaz e organizações parceiras em combater atividades ilícitas, garantindo a integridade fiscal do estado e resguardando a execução das políticas públicas financiadas pela arrecadação dos impostos.

Durante a ação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 425.000 maços de cigarros transportados ilegalmente, em Paraíso do Tocantins. Durante a fiscalização no km 501 da BR-153, foi identificado um caminhão vindo do Rio de Janeiro com destino final em Paraíso do Tocantins.

Após inspeção, a equipe de policiais rodoviários encontrou 850 caixas com milhares de maços de cigarros, avaliados em R$ 1,9 milhão. Ao verificar a documentação apresentada, foram identificadas divergências nos valores da Nota Fiscal, caracterizando tentativa de burlar a obrigação fiscal.

Além disso, as mercadorias não possuíam regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os agentes fiscais da Secretaria da Fazenda do Tocantins (Sefaz) constataram o crime de sonegação fiscal e encaminharam a mercadoria para as medidas cabíveis, visando as devidas penalidades administrativas.