Auditores Fiscais intensificam combate a operações irregulares com gado bovino

07/07/2024 07/07/2024 07:44 192 visualizações

Auditores fiscais da região norte do estado estão intensificando suas ações para combater a evasão fiscal e garantir que o ICMS seja devidamente recolhido aos cofres públicos, além de coibir a concorrência desleal.

 

Diversas operações estão em andamento, com destaque para as realizadas na última sexta-feira, quando caminhões transportando gado com documentação irregular foram abordados na região do Porto da Balsa, em Tocantinópolis.

 

As ações incluem a fiscalização de propriedades rurais, a verificação dos documentos fiscais que acompanham os animais e, quando necessário, a apreensão de gado irregular. Em alguns casos, os proprietários das fazendas também podem ser autuados e multados.

 

De acordo com o presidente do SINDIFISCAL, José Rogério Jatobá, as atividades dos auditores fiscais são essenciais para garantir a justiça fiscal, combater crimes e assegurar que o Estado disponha de recursos financeiros para áreas como educação, saúde, segurança pública e outras necessidades essenciais.

 

Além disso, as ações contribuem para assegurar a qualidade dos produtos de origem animal e a saúde pública, uma vez que a regularidade das operações garante a procedência dos animais, bem como a observância das vacinas e de outras medidas sanitárias.

 

Os auditores informaram ainda que as operações de combate à sonegação fiscal resultaram na apreensão de animais e na cobrança do ICMS que poderia ser desviado dos cofres estaduais. As ações continuarão por tempo indeterminado, visando fortalecer o cumprimento das obrigações fiscais e sanitárias na região.