A noite da última quinta-feira (27) marcou um momento histórico para o SINDIFISCAL durante a solenidade de posse da nova diretoria executiva da Fenafisco para o triênio 2026/2028, realizada no encerramento do 20° Conafisco, em Natal (RN). Pela primeira vez, a entidade tocantinense passa a integrar formalmente a mesa diretora nacional, por meio do diretor de Comunicação e Relações Públicas, Severino Costa, que assume o cargo de Diretor de Assuntos Técnicos da Fenafisco.
A comitiva do SINDIFISCAL presente em Natal foi composta pelo presidente licenciado, Rogério Jatobá; o diretor de Assuntos Técnicos, Jorge Mário; o diretor Secretário, Luiz Melchiades; o diretor de Comunicação e Relações Públicas, Severino Costa; o diretor Administrativo-Financeiro, Saulo Barreira; além dos filiados Samuel Andrade e Balbina Rufino, que acompanharam os debates e tratativas institucionais ao longo da programação.
A cerimônia contou com a participação da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que ressaltou a importância das prerrogativas do Fisco para a consolidação das políticas públicas e celebrou os avanços recentes no estado, incluindo a aprovação, nesta semana, da Lei Orgânica da Administração Tributária (LOAT) potiguar.
“Eu quero deixar consignado nesta noite o respeito e a admiração que eu tenho pela categoria da administração tributária e dos auditores fiscais, entendendo o papel que vocês exercem no contexto da sociedade. E quero declarar, mais uma vez, a estima e o respeito pelos auditores fiscais do meu estado e do meu Brasil”, afirmou a governadora.
Em entrevista, o novo diretor da Fenafisco, Severino Costa, agradeceu a confiança depositada pelo colegiado nacional e destacou o significado institucional deste avanço para o Fisco tocantinense:
“Recebo esta responsabilidade com profunda honra e senso de compromisso. Este não é um espaço pessoal, mas uma conquista coletiva do Fisco tocantinense, que há anos se dedica a fortalecer a administração tributária e a defender suas prerrogativas. Agradeço à Fenafisco pela confiança e reafirmo meu empenho em trabalhar de forma técnica, dialogada e integrada com todos os estados, contribuindo para que avancemos, juntos, na construção de um sistema tributário mais justo, moderno e alinhado às necessidades do país.”, destacou Severino.
A posse encerrou oficialmente o 20° Conafisco, evento que reuniu delegações de todas as unidades da federação para discutir temas estruturantes da administração tributária, entre eles LOAT, Reforma Tributária, saúde mental, federalismo fiscal e educação fiscal. O SINDIFISCAL segue acompanhando as próximas tratativas nacionais no âmbito da Fenafisco, fortalecendo sua atuação institucional e ampliando sua representatividade nos debates de interesse do Fisco brasileiro.












