SINDIFISCAL participa do Seminário Reforma Tributária 360° em Palmas

Evento debate impactos do novo modelo tributário com a implementação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
20/08/2025 20/08/2025 07:47 67 visualizações

Nesta segunda-feira (18), o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins (SINDIFISCAL) esteve presente no Seminário Reforma Tributária 360° – Gestão Tributária e Financeira na Era do IBS, realizado no auditório Elizabeth Leda Barros Monteiro, na sede da Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco (Egefaz), em Palmas.

 

O sindicato foi representado pelo presidente José Rogério Silva Jatobá e pelo diretor Administrativo-Financeiro, Saulo Barreira. Também compuseram a programação a secretária-executiva da Secretaria da Fazenda, Márcia Mantovani, que representou o secretário da Fazenda, Donizeth Silva, além do presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Big Jow.

 

O seminário reuniu servidores da Sefaz, empresários, advogados, gestores públicos e profissionais da contabilidade para debater as mudanças trazidas pela reforma tributária, em especial a implementação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), pilar central do novo sistema.

 

Entre os palestrantes, a presidente do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), Célia Maria Silva Carvalho, destacou, na conferência “Gestão fazendária: como equalizar administração tributária e financeira para o novo contexto do IBS”, a necessidade de planejamento e de gestão eficiente dos recursos públicos para que a transição seja equilibrada e sustentável.

 

Já o advogado e professor Thiago Glucksmann, presidente da Comissão de Direito Financeiro da OAB Sorocaba/SP, apresentou a palestra “Reforma Tributária 360°: tudo que os fiscos estaduais precisam saber”, oferecendo uma análise ampla das mudanças no modelo tributário e suas implicações para estados e municípios.

 

O encontro promoveu um espaço de diálogo entre o poder público e o setor produtivo, com foco em preparar administrações fazendárias e empresas para os desafios e oportunidades da nova era tributária inaugurada pelo IBS.