CSPB COLABORA COM CONSTRUÇÃO DE CAMPANHA CONTRA RETROCESSOS

15/02/2017 07/12/2020 10:49 776 visualizações

Secom/CSPB

A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB, participou, nesta terça-feira (14), de reunião convocada pela Auditoria Cidadã da Dívida para a construção de campanha sobre Consulta Nacional Popular contra retrocessos. O referendo discorre sobre o modelo econômico brasileiro, passando pelo desmonte da Previdência e auditoria da dívida pública. Na oportunidade, o secretário-geral da CSPB, Lineu Mazano, e o colaborador da PEC substitutiva e diretor da OAB/DF, Dr. Diego Cherulli, participaram do encontro.

O encontro discutiu análise de conjuntura e avaliou a compilação das propostas encaminhadas pelas entidades, centrais e fundações de partidos políticos que apoiam e colaboram com a Consulta Nacional Popular (clique AQUI e acesse o documento analisado). A meta é viabilizar o lançamento dia 14 de março de 2017, concluindo a consulta no dia 15 de novembro de 2017.

Lineu Mazano colaborou com alterações técnicas ao texto do documento, todas, amplamente debatidas no núcleo paulista da Auditoria Cidadã da Dívida. O secretário-geral da CSPB sugeriu selecionar três perguntas - dentre o conjunto das apresentadas no documento - de maneira a otimizar a compreensão e adesão de populares. Lineu, na oportunidade, aproveitou a ocasião para solicitar apoio à PEC substitutiva da OAB. "O governo quer apressar as votações para viabilizar a aprovação da PEC 287 sem discussão com as entidades sindicais, associações de classe e e a sociedade civil organizada. A PEC substitutiva construída pela OAB e mais 180 entidades, garante saúde financeira e assegura a preservação do caráter social do nosso sistema previdenciário. Precisamos de alternativas, prontas, viáveis, para nos defendermos do rolo compressor do governo e não sermos surpreendidos. Urge estarmos unidos em todas as frentes, sob pena de sermos derrotados, mais uma vez, tal como ocorreu com a PEC 55", alertou Lineu.

Mazano também sugeriu, tal como na reunião do Fórum Sindical dos Trabalhadores - FST, a viabilização de um aplicativo da Auditoria Cidadã da Dívida, como meio de alavancar a audiência dos conteúdos produzidos pela ONG.

Na reunião realizada no último dia 12 de janeiro, em Brasília (saiba mais), surgiram várias propostas para a construção da Consulta Nacional Popular relacionada às diversas medidas legais que têm sido aprovadas, aprofundando ainda mais os privilégios ao grande capital em detrimento do bem estar social. A questão central proposta foi: "Você concorda em rasgar a Constituição Cidadã destruindo, inclusive, o seu direito à aposentadoria, para privilegiar ainda mais o mercado financeiro?" A consulta consistiria em perguntas a serem colocadas para a população, relacionadas aos diversos aspectos do modelo econômico, conforme conjunto de questões para reflexão que foram elencadas no documento disponível acima.