SINDIFISCAL marca presença no 19° CONAFISCO sediado em Salvador-BA

10/11/2022 16/11/2022 16:17 762 visualizações

A Diretoria do SINDIFISCAL, entre os dias 6 e 10 de novembro de 2022, participou do 19º Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital com o tema: “Tributação, justiça social e inovação — Por um país menos desigual", sediado na capital da Bahia, Salvador.

O encontro tinha por objetivo eleger e empossar a nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da FENAFISCO, além de trazer palestras com pautas importantes à categoria em âmbito nacional para discussão, e momentos de interação e descontração entre os participantes.

As eleições ocorreram na segunda-feira (7), e os eleitos foram empossados na noite de ontem (9) seguido com a festa de encerramento oficial do evento. Na manhã desta quinta-feira (10), ainda houve um café da manhã de despedida e uma sessão de fotos com os grupos.

O auditor Francelino das Chagas Valença Júnior, do Sindifisco de Pernambuco, foi eleito para presidir a FENAFISCO no triênio de 2023 a 2025. Apenas uma chapa se inscreveu para as eleições deste ano, onde também foi escolhido o Conselho Fiscal da entidade.

O Congresso contou com diversas palestras. Na abertura do evento, o professor da Unicamp, Guilherme Mello, fez um panorama da economia mundial e seu impacto na tributação, traçando perspectivas para o futuro. O jornalista Luiz Nassif, também esteve presente para debater a política nacional. Houve também o lançamento do Atlas da Dívida Ativa, elaborado por Juliano Goulart e Talita Alves de Messias. As demais palestras trataram sobre temas relacionados a 3ª idade, uma vez que o congresso também estava sediando o 8º ENAPE - Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas do Fisco Estadual e Distrital.

Para aumentar a integração entre os membros dos mais de 27 diretórias de sindicatos que estavam presentes no Resort Costa do Sauípe, foram realizados diversos torneios esportivos e uma noite para revelar os talentos musicais dos filiados dos sindicatos presentes.

O Congresso cumpriu o seu objetivo, elegendo e empossando a nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal e também foi feito alterações em seu estatuto com a colaboração dos presidentes sindicais, o que fortaleceu a integração entre os sindicatos dos auditores estaduais e ainda cuidou de deixar os sindicalistas presentes inteirados dos principais assuntos que afetam a classe fiscal.

“Foi muito importante a presença da diretoria do SINDIFISCAL para engrandecer ainda mais a entidade que representa todos os sindicatos dos fiscos estaduais.”, destacou o Diretor de Comunicação do SINDIFISCAL, Cláudio Loredo.