Sindifiscal recebe representantes da UCP/Sefaz-TO para dialogar sobre os produtos da Matriz de Problemas e Soluções para o Fisco Tocantinense

Fisco Tocantinense
16/03/2022 23/01/2024 10:28 917 visualizações

Os membros da Diretoria Executiva do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins (Sindifiscal) estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 16, com a equipe da Coordenação de Projetos da Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins (UCP/Sefaz-TO) para dialogar sobre a Carta Consulta. O documento dispõe sobre os produtos da Matriz de Problemas e Soluções (MPE´s) a serem aplicados no trabalho realizado pelo Fisco Tocantinense.

A reunião teve como objetivo apresentar as questões pertinentes da Carta Consulta construída pela UCP/Sefaz-TO e dialogar junto com a Diretoria Executiva do Sindifiscal cada ponto estratégico. O documento norteia pontos de melhoria para os setores, detalha projetos que serão colocados em ação e descreve por meio de uma planilha como o orçamento será distribuído dentro de cada área que corresponde ao Sistema Tributário do Tocantins.

Um dos pontos bastante discutido durante a reunião foi a modernização tecnológica do sistema hoje utilizado pelo tributário do Tocantins. A Diretoria em peso enfatizou que a pauta vem se arrastando em passos lentos e precisa urgentemente ser olhada com atenção. O Diretor Financeiro do Sindifiscal, Edes Divino relatou que vivencia a situação durante anos e descreveu o ponto como um dos mais importantes a ser trabalhado. “O sistema tecnológico utilizado hoje já está há muitos anos defasado. O que precisa ser feito agora é um plano de ação que mude essa realidade e coloque o Tocantins dentro do mesmo patamar que muitos estados do Brasil já trabalham, com tecnologia mais avançada e que a partir do momento que for disponibilizada irá consequentemente melhorar o trabalho já realizado de forma bastante eficaz pelo tributário”, afirmou Edes Divino.

O Coordenador Geral da UCP/Sefaz-TO, Glênio Benvindo de Oliveira descreveu a reunião como uma oportunidade de somar o conhecimento técnico e a vivência dos Auditores que compõe a Diretoria Executiva do Sindifiscal ao trabalho que está sendo construído pela Sefaz-TO. “Pensando no futuro e nas ações para a modernização da área tributária, para a melhoria da arrecadação e para o controle dos gastos públicos nós nos reunimos hoje. É de nosso conhecimento que o sindicato tem um corpo técnico qualificado e nada mais enriquecedor do que ouvir cada um, tudo isso pensando no bem comum e na coletividade para o desenvolvimento do Governo do Estado do Tocantins”, ressaltou Glênio Benvindo.

Ao fim da reunião o Presidente do Sindifiscal, Rogério Jatobá agradeceu a presença da equipe da UCP/Sefaz-TO e ressaltou a importância da discussão e da aproximação entre instituição sindical e a Sefaz-TO. “ O encontro que tivemos hoje aqui na sede do Sindifiscal é de tamanha importância para o trabalho que a UCP vem realizando e para as lutas da categoria encabeçadas hoje pela Diretoria Executiva do Sindifiscal. Nós estamos aqui disponíveis e de prontidão para atuar em conjunto com a Secretaria da Fazenda, ” disse Rogério Jatobá.

Demandas acordadas na reunião

Ao final da reunião foi acordado entre todos os presentes que a Diretoria Executiva do Sindifiscal irá estudar o material detalhadamente, pontuar as melhorias que assim acharem pertinentes e uma proposta final será enviada até o dia 28 de março para a UCP/Sefaz-TO.

Agradecimentos

Agradecemos a presença dos representantes da UCP: Glênio Benvindo de Oliveira, Paulo Roberto Bezerra, Erciene Maria Guimarães, Débora B. Novais e Maria Rosicleide N. Araújo.  Agradecemos também a presença dos convidados: Eudival Coelho Barros, Alessandro Ramos Marques, Guilherme Sales Carvalho, Fernando Batista de Oliveira e Sonia Mara S. Borges. Finalmente agradecemos os membros da Diretoria Executiva que estavam presentes: Rogério Jatobá, Ana Rogéria Engelberg da Silva, Antônio José P. Silva, Jorge Mário Damasceno Santos, Cláudio Luis C. Loredo e Edes Divino.

UCP/Sefaz-TO

A Unidade de Coordenação de Projetos da Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins - UCP/Sefaz-TO foi instituída no âmbito da Assessoria de Gestão Estratégica – PROFISCO e é um órgão responsável pela coordenação, supervisão, monitoramento e avaliação das ações dos projetos relacionados ao Programa de Modernização da Administração Fiscal, no âmbito da Sefaz-TO.