A luta de todas as mulheres é cotidiana

Dia da Mulher
08/03/2022 23/01/2024 10:28 1033 visualizações

A história desta data tão importante surgiu com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de trabalho e de vida, durante a Primeira Guerra Mundial em 1917.

Mais de 90 mil mulheres russas participaram desse movimento que ficou conhecido como "Pão e Paz", e se tornou o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher, no dia 08 de março. A data foi oficializada em 1921 e em 1975 a Organização das Nações Unidas intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.

No entanto, devido às condições insalubres de trabalho, com longas jornadas e baixos salários, os protestos eram frequentes. Nas primeiras décadas do século XX as mulheres começam a lutar pelo direito ao voto e à participação política.

Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como fortalecimento e conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades e as mulheres continuarem a buscar por seus direitos.

Neste 8 de março de 2022 eu quero aqui ressaltar o orgulho que sinto das minhas filhas, Neuma Kelen e Núbia Kênia, que estão no trabalho, conquistando os seus direitos, cumprindo seus deveres como profissionais e tendo o mesmo empenho que tive para correr atrás das minhas conquistas como MULHER. Conquistas essas que envolve estudar, ser mãe, dona de casa, trabalhar, e ser uma profissional por excelência, nunca deixando de ser MULHER. Já como avó eu sigo repassando à minha neta, Kênia, todos os ensinamentos que adquiri durante os meus anos de luta. Faço isso para que ela reconheça a cada dia as lutas de outrora e desejando que as conquistas futuras, em que ela vai participar, sejam diferentes das lutas do início do movimento.

Neste dia da MULHER, eu também parabenizo as amigas Auditoras do Fisco do Tocantins e desejo que continuemos a celebrar esta data diariamente, que possámos dividir os nossos momentos profissionais, o cotidiano como mãe, esposa, amiga, irmã participando assim de um momento de lazer e criando uma garnde oportunidade para aprimorar o nosso networking.

“Ame a mulher que você se tornou. Acredite, você é única! ”

Feliz Dia da Mulher.

Autora: Neuza de Jesus Carneiro Silva